© 2019 by Afinado Brasil Music

BIOGRAFIA

“Paulista de nascimento, mineiro de coração e baiano por convicção”. Assim se auto define Darlly Maia, um artista que traz no seu trabalho a marca de um gira-mundo.

Com as dimensões que possui o Brasil, ter vivido em lugares tão diferentes como São Paulo, Minas Gerais ou Bahia poderia comparar-se à mudança de países distintos. No entanto, aqui significa nutrir-se de informações culturais das mais variadas origens. A música popular brasileira, MPB, tem como característica determinante a mistura de uma infinidade de ritmos regionais, de uma linguagem específica para cada parte que representa, de diferentes universos cotidianos e suas representações artísticas. A união de tudo isso proporciona a força da música que vem do Brasil.

De alguma maneira, Darlly Maia pode ser considerado um privilegiado por poder absorver um pouco de cada uma dessas muitas partes que compõem essa mistura da MPB. De fato, a mistura de informações e origens são uma constante tanto na sua formação musical como no trabalho que desenvolve hoje em dia.

Darlly Maia não tem uma formação musical acadêmica, pelo contrário. Ao ser expulso do seu primeiro curso de violão aos oito anos de idade decidiu, inconscientemente, que aprenderia música a sua maneira, ao seu ritmo. Autodidata, aprendeu a tocar violão entre amigos músicos e suas apresentações em bares. Como lhe faltava a teoria, fez da realidade que o cercava, da vida mesma, sua fonte de inspiração e aprendizagem. Para ele, os diferentes caminhos que há tomado na sua trajetória musical são o que imprimem personalidade ao seu trabalho. Antes de encontrar limites na técnica, acredita num estilo próprio, que pode ser melhor ou pior segundo os gostos, mas especialmente único.

Depois de trabalhar muitos anos como criativo publicitário no Brasil, Darlly Maia decidiu mudar-se para Barcelona e dedicar-se exclusivamente à música. Certo de que tocaria principalmente para brasileiros cheios de saudade, se surpreendeu com a aceitação que a música brasileira tem mais além das suas fronteiras. Descobriu desde fora o que, de alguma maneira, sempre havia intuído.

Durante os primeiros anos em Barcelona, quando ainda começava a promover seu trabalho como músico, criou e apresentou o Programa Afinado com Brasil, emitido pela Radio Estel durante duas temporadas. Também criou a Produtora Zaratustra, dedicada à produção de shows e circuitos musicais.

Quando cria o grupo Darlly Maia & Trio Forróbódó começa um importante trabalho de promoção e apresentação do forró, um gênero da música popular brasileira criado no nordeste do país, de caráter popular e festivo, até então pouco conhecido pelo grande público fora do país. Com o Trio Forróbódó viaja pela Europa levando o forró e sua alegria.

Em 2006, Darlly Maia se junta ao produtor Darwin Barboza para criar o  Drum&Brazz Project. Através desse trabalho explora a riqueza da música popular brasileira e seus clássicos em versões atuais, onde fusiona as particulares harmonias do violão acústico brasileiro com filtros e sons urbanos. No final de 2008 publicou no mercado europeu o primeiro álbum Drum&Brazz Project.

Durante todos esses anos, Darlly Maia não deixou de apresentar-se em solitário, com seu espetáculo “Voz e Violão” que fez história na cidade de Barcelona. É um show intimista, onde a comunicação com o público é um elemento importante e a proximidade gera um ambiente muito especial.

Entre suas viagens para promover seu disco Drum&Brazz Project ou atuar com o Trio Forróbódó em diversos palcos e festivais por toda Europa,  Darlly Maia já realizou mais de 400 shows no Elèctric Bar de Barcelona, um espaço reconhecido pela sua oferta musical, toda uma referência de continuidade e sucesso num mercado tão flutuante como o da música ao vivo atualmente.

Em 2012, Darlly Maia muda para a Suíça e a partir daí continua com seu trabalho de promoção da música brasileira pelo mundo.